Sobre Itajaí

Cidade de ItajaíCidade de Itajaí por Eduardo Marquetti

Itajaí é uma cidade do estado de Santa Catarina, no Brasil. Localiza-se no litoral centro norte catarinense e faz parte do Vale Europeu, na foz do Rio Itajaí-açu. Segundo o censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, sua população em 2010 era de 183 388 habitantes. Possui o segundo maior produto interno bruto do estado e a maior renda per capita do estado.

História

Todo o atual litoral do estado de Santa Catarina foi habitado, até o século XVI, pelos índios carijós. A partir desse século, com a chegada de navegadores espanhóis e portugueses, os índios locais foram escravizados por estes para servir de mão de obra nas plantações de cana-de-açúcar, localizadas principalmente na cidade de São Vicente.
Em 1750, colonos portugueses vindos da Ilha da Madeira e dos Açores instalaram-se na região. Tornou-se um povoado em 1823 e distrito em 31 de março de 1833 e, no final do século XIX, recebeu um grande número de imigrantes alemães e imigrantes italianos.

Embora só tenha sido fundada em 15 de junho de 1860, a colonização de origem europeia de Itajaí começou em 1658. O primeiro sesmeiro da região foi João Dias Arzão, que, em 1658, recebeu uma sesmaria em frente ao Rio Itajaí-Mirim.

Em 1880 e 1911, aconteceram os piores cataclismos registrados em Itajaí, porém a mais conhecida enchente deu-se nos anos de 1983 e 1984, sendo que, no dia 22 de novembro de 2008, houve outra enchente, a qual foi a mais catastrófica (atingiu mais de noventa por cento do território do município). Em 9 de Setembro de 2011, novamente as águas do Rio Itajaí voltaram a inundar a cidade, atingindo setenta por cento do seu território.

No período de 1883 e 1884, registrou-se a emancipação política-administrativa de Blumenau, até então pertencente a Itajaí.

Os itajaienses são conhecidos como um povo pesqueiro. Com o passar do tempo, a cidade de Itajaí passou a se manter de outras funções como meio de emprego e renda. Hoje, Itajaí possui o principal porto de Santa Catarina e o maior exportador de frios do Brasil, mas o comércio, a prestação de serviços, o turismo e as indústrias fazem com que Itajaí se destaque como uma cidade com variadas fontes de renda. Itajaí é a cidade com o segundo maior produto interno bruto do estado). Grandes empresas multinacionais e brasileiras instalaram-se na cidade, como a Petrobrás, BRF Brasil Foods, Pepsico, Brasfrigo, Braskarne, Seara, Teconvi, Arfrio, Arteplas, Azimut, Refribras, Detroit, Assolan, Bunge, Sundown, Votoran, Gomes da Costa, MultiLog S.A, POLY Terminais Portuários S/A, Weg, Cargill, Klabin, Cugnier, Italages Termo-Vidros e Standard

Economia

A cidade de Itajaí, famoso por suas praias, hospitalidade e charme europeu, apresenta uma economia extremamente forte e um padrão de qualidade de vida altíssimo. Localizado no litoral de Santa Catarina, possui condições propícias para a atividade pesqueira, grande geradora de riquezas. O município encontra na atividade portuária seu maior expoente. O Porto de Itajaí é responsável pela maior parte das exportações da Região Sul do Brasil e é segundo colocado no ranking nacional de movimentação de contêineres. Itajaí é o celeiro de desenvolvimento econômico e referência nacional em infraestrutura voltada à instalação de empresas. Polo da indústria naval, já conquistou a vinda de empresas exportadoras da área de montagem automobilística e também no de vestuário.

Outros setores da economia que estão em expansão são o turismo, armazenagens de contêineres e o ramo de logística, atualmente o que mais cresce no município.

A prestação de serviços também merece destaque. A Universidade do Vale do Itajaí, maior universidade do estado, tem sede em Itajaí e oferece os mais variados cursos de graduação, pós-graduação e mestrado. A rede de ensino do município é bastante estruturada tanto no âmbito público como no privado.
Dinamismo Econômico

O Jornal Brasileiro Gazeta Mercantil, em pesquisa divulgada na edição de 7 de abril de 2006, apresentou Itajaí como quarto melhor município do Brasil em termos de dinamismo econômico. A pesquisa foi realizada com cinco mil municípios brasileiros. Os principais parâmetros analisados foram investimentos em áreas sociais, desenvolvimento econômico e volume de operações bancárias por habitante. Itajaí ficou a frente, por exemplo de todas as capitais do país e do Distrito Federal.

A Prefeitura de Itajaí cuida da geração e manutenção de emprego e renda para a população e criou, então, a secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Sedeer). A secretaria é composta por três diretorias - da Industrial, Comércio e Serviços; da Micro e Pequena Empresa e Economia Solidária; de Emprego e Qualificação Profissional.

Cultura

Pontos turísticos
Cidade de praias, entre elas Molhes, Atalaia, Geremias, Cabeçudas, Morcego, Brava e Solidão, ampla área rural e belas paisagens naturais, com uma rica herança cultural de imigrantes alemães, italianos e portugueses.

Situada na cidade de Itajaí, no litoral norte de Santa Catarina, a Praia Brava é conhecida por sua exuberante natureza, águas límpidas e tranquilidade. São quase 3 km de orla do Canto do Morcego ao Canto dos Amores. É também considerado um templo da música eletrônica no Brasil. Abriga o renomado Warung Beach Club, eleito três vezes o melhor clube do mundo. Além disso, a Brava conta hoje com o Kiwi Bar e o Madê Pantai Club. E são nesses lugares, em meio a natureza, por onde passam os melhores djs do planeta e acontecem as melhores festas do verão catarinense.

A Brava também é um ponto imporntante para os amantes do voo livre e do surfe, inclusive a praia recebeu no ano de 2007 pela primeira vez uma etapa do WQS, a divisão de acesso do surfe internacional.

Itajaí possui um píer para navio de passageiros que serve de ponto de apoio no litoral de Santa Catarina, alfandegado, dotado de infraestrutura adequada e exclusiva para recepção de embarcação de grande porte, voltado aos cruzeiros marítimos de lazer. Sua estrutura para atracação de navios, conta com cinco Dolfins (dois de amarração e três de atracação), dez metros de calado, 220 metros de plataforma do cais, 945 metros de plataforma em concreto.

A Marejada, festa portuguesa e do pescado, é a principal festa municipal, mostrando atrações relativas ao mar e ao Açores, que acontece todos os anos durante o mês de Outubro, com uma duração geralmente entre sete e catorze dias. É a maior festa portuguesa e do pescado do Brasil. Itajaí também é sede do Clube Náutico Marcílio Dias, agremiação esportiva de futebol e remo.

Teatro
Itajaí tem uma das principais produções de teatro de grupo de Santa Catarina. Atualmente conta com 11 grupos de teatro profissionais, além de artistas de rua independentes, grupos religiosos e escolares.

A Rede itajaiense de Teatro é uma organização de intensa atividade, sendo a associação que representa os 11 grupos profissionais da cidade, são eles: Cia Experimentus Teatrais, Bagagem cênica, Cálice Expressão de arte, Alunos em Exercício Cênico Anchieta, Cia Andante, Cia Mútua, L.E.G.U.M.E. palhaços, Sua Cia de Teatro, Grupo teatral Acontecendo Por aí, Grupo Porto Cênico e Grupo Experimental de Montagens Artísticas. Esses grupos através da Rede Itajaiense de Teatro realizam desde 2007 a Mostra de teatro Itajaí em Cartaz e desde 2008 a Temporada de espetáculos Toda Terça Tem Teatro. A Fundação Cultural de itajaí, realiza o Festival Brasileiro de Teatro.

Literatura
A cidade tem forte atuação na literatura, com nomes como Bento Nascimento e Lausimar Laus e outros integrantes da Academia Itajaiense de Letras.

Música
Na música, a cidade é reconhecida pelo Festival de Música de Itajaí e pelo Conservatório de Música Popular Cidade de Itajaí, além de instrumentistas, intérpretes e compositores como Carlos Niehues, Giana Cervi, Eduardo Moore, Ricardo Pauletti, Evandro Hasse, Sérgio Espezim, Arnou de Melo, Oliver Dezidério etc.

Para homenagear a comunidade de moradores desta maravilhosa cidade, o Encontra Santa Catarina criou o Encontra Itajaí.

Blog do Guia da Cidade de Itajaí

Receba notícias por e-mail
Cadastre-se e receba notícias de Itajaí por email
 

Limites - Cidades Vizinhas

Balneário Camboriú, Camboriú, Brusque, Gaspar, Ilhota e Navegantes.

Dados Principais sobre Itajaí

Aniversário: 15 de Junho
Fundação : 1860
Gentílico: Itajaiense
Area: 289,255 Km²
População 188 791 hab. (2012)
IDH 0,825 - elevado
Prefeitura Itajaí

Brasão de Itajaí
Brasão de Itajaí

Bandeira de Itajaí
Bandeira de Itajaí

Vídeo sobre a Cidade de Itajaí
Veja mais vídeos sobre a Cidade de Itajaí

Mapa de Itajaí

 

Moradores ilustres de Itajaí

 

 

  Sobre o EncontraItajaí
Anuncie no EncontraItajaí
Cadastre sua Empresa no EncontraItajaí (grátis)
Fale com EncontraItajaí


Termos do Serviço | Política de Privacidade